APRESENTAÇÃO
O mundo está em constante mutação e devido à verdadeira revolução e transformação digital esta mudança tem ocorrido a passos muito rápidos e de forma imprevisível – o que faz com que seja difícil fazer previsões a cinco anos e sobre como estarão certas indústrias afetadas pela tecnologia, no futuro.
As redes sociais online modificaram a forma como nos expomos e apresentamos. Os smartphones tornaram tudo mais móvel – temos grandes computadores, muito potentes, no nosso bolso e connosco todos os dias. O negócio das apps e do software mudou de paradigma – o que conta são os seguidores e muito do software agora é grátis. Vejamos o caso do Facebook, do Instagram, e até do WhatsApp – plataformas grátis. Querem é utilizar os utentes como recetáculos de publicidade e para fins comerciais que outrora eram muito diferentes e até impensáveis.
Em tal ambiente a pressão sobre os gestores e os agentes na sociedade, com poder de decisão, está em níveis nunca antes vistos. Por um lado, são exigidas empresas competitivas e que façam uso da tecnologia, tecnologia que muitas das vezes é nova e tem custos assim como perigos. A privacidade da informação, quer de adultos, quer de crianças, é fundamental. Nunca antes os nossos jovens tiveram acesso a tanta informação e de forma praticamente grátis. A Internet mudou radicalmente como acedemos à informação e ao conhecimento e os pais deixaram de ser a resposta para tudo e para todas as questões dos seus filhos – tendo sido substituídos, em muitos casos, por motores de busca como o Google, e outros (dependendo também da geografia do consumidor, sendo a China uma região grande e preponderante, mas que tem regras e instituições muito próprias).
COORDENADORES
Fernando Moreira
Univ Portucalense, Portucalense Institute for Legal Research – IJP, Research on Economics, Management and Information Technologies – REMIT, Porto & Universidade de Aveiro, IEETA, Aveiro (PORTUGAL), fmoreira@upt.pt
Manuel Au-Yong-Oliveira
Department of Economics, Management, Industrial Engineering and Tourism, University of Aveiro, Aveiro (PORTUGAL) GOVCOPP, mao@ua.pt
Ramiro Gonçalves
University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real; INESC TEC, Faculty of Engineering, University of Porto, Porto (PORTUGAL), ramiro@utad.pt
Carlos Costa
Department of Economics, Management, Industrial Engineering and Tourism, University of Aveiro, Aveiro (PORTUGAL) GOVCOPP, ccosta@ua.pt
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