APRESENTAÇÃO
Com a preocupação em construir e planificar os itinerários turísticos que respondam aos exigentes desafios colocados pelos novos turistas é necessário um processo de enriquecimento semântico dos conteúdos turísticos. Tal processo possibilita a formulação temática, temporal e espacial de modo formal e expressivo, a fim de viabilizar a aplicação vantajosa de mecanismos automáticos de inferência na construção e na planificação dos itinerários turísticos. Para concretizar esse propósito de construir modelos de viagens personalizáveis e flexíveis, direcionou-se o estudo em três linhas nucleares:
- a conceptualização do objeto turístico;
- o Semantic Model for Tourism;
- a integração de dados turísticos.
No seguimento destas três linhas de estudo propõe-se uma arquitetura ontológica que, por um lado, vitalize os repositórios de dados semanticamente organizados e, por outro, facilite a comunicação entre as pessoas e os sistemas de informação do contexto turístico em três camadas:
- camada de dados (mecanismo de transformação de bases de dados relacionais para grafos virtuais de triples sujeito-predicado-objeto);
- camada de domínio – modelo Semantic Model for Tourism; e
- camada de aplicação (ontologia de aplicação que unifica o universo de conceitos representados na camada de domínio e um conjunto de abstrações que unificam formas semânticas de representar conceitos semelhantes ou conceitos mais específicos).
AUTOR
Salvador Miranda Lima
Avalições
Não existem avaliações ainda.
Avaliações de clentes
Avalie!
Apenas utilizadores registados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Escreva uma avaliação