O Turismo de Negócios – Implicações para Portugal

16.00

Autor: Pedro Moreira de Carvalho
290 páginas (cores)
ISBN: 978-989-99310-7-7
Envio em 24 horas

Portes incluídos para Portugal Continental e Ilhas.

Para outros destinos, pedir cotação.

REF: TNEG Categoria:

APRESENTAÇÃO
A contribuição da indústria do turismo para atividade económica é de, aproximadamente, 5% do Produto Interno Bruto mundial (OMT, 2010) e tem um papel determinante na criação de postos de trabalho, na medida em que é responsável por cerca de 7% do número total de empregos criados de forma direta ou indireta por todo o mundo.

O turismo desempenha um papel fundamental no crescimento da economia, no sentido em que se destaca como a quarta maior indústria exportadora mundial, representando aproximadamente 30% das exportações mundiais de serviços comerciais e cerca de 6% das exportações globais de bens e serviços.

Contudo, as razões subjacentes à realização desta atividade têm vindo a transfigurar-se e, de modo particular, nos destinos turísticos mais desenvolvidos, “As economias desenvolvidas são geralmente mercados maduros para o turismo de lazer e, por consequência, a atenção está gradualmente a mudar para as viagens de negócios” Guizzardi (2005, p.311).

Ora, esta nova realidade deve conduzir a uma reflexão por parte dos decisores e planeadores dos destinos turísticos e da própria comunidade científica, no sentido de não só compreenderem os benefícios que podem emergir da expansão do segmento do turismo de negócios, como também de compreenderem os fatores determinantes que influenciam a procura neste grupo de consumidores. Assim, um conhecimento científico mais aprofundado sobre esta matéria poderá contribuir para que os vários stakeholders dos países, regiões ou cidades, envolvidos no processo de criação de valor para este segmento turístico, desenvolvam estratégias de marketing e de planeamento mais eficientes nos destinos onde estão presentes.

O AUTOR
Pedro Moreira de Carvalho é doutorado em Gestão de Empresas na especialidade do Marketing, pela Universidade da Extremadura (Espanha). É Professor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde tem lecionado nas áreas do Marketing e Gestão a cursos de licenciatura e mestrado. Tem também desenvolvido investigação nas áreas do Marketing Territorial e Marketing Relacional. Para além da atividade académica, foi empresário e

vencedor do Prémio do Empreendedor, na categoria da Inovação da Associação Nacional de Jovens Empresários

TNEG_excerto

Avalições

Não existem avaliações ainda.

Avaliações de clentes
0
0 avaliações
1Estrelas
0%
2Estrelas
0%
3Estrelas
0%
4Estrelas
0%
5Estrelas
0%
Avalie!

Apenas utilizadores registados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Escreva uma avaliação

Sê o primeiro a avaliar “O Turismo de Negócios – Implicações para Portugal”