Manual de Gestão de Marketing – Da teoria à ação

13.00

Coord: Paulo Ferreira e Dora Agapito
245 páginas
ISBN: 978-989-8842-14-5
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REF: MGMA Categoria:

APRESENTAÇÃO
Este livro destina-se a estudantes de gestão de Marketing e pretende ser usado como manual, que não visa esgotar os temas, mas sim apresentar as principais fases da gestão de Marketing acompanhadas de exemplos práticos.

Trata-se de um manual constituído por catorze Capítulos, que abordarão diferentes aspetos relacionados com o Marketing. O Capítulo 2 será dedicado à caracterização do conceito de Marketing e a sua evolução. O Capítulo 3 visa apresentar uma visão geral sobre os estudos de mercado e identificar as principais variáveis no âmbito do comportamento do consumidor. No Capítulo 4 serão abordadas as análises externa e interna da envolvente das organizações, assim como a análise SWOT. O Capítulo 5 será dedicado aos objetivos e estratégias de Marketing. O processo de segmentação será abordado no Capítulo 6, focando as estratégias de targeting e o posicionamento de Marketing. Os Capítulos seguintes abordam as diferentes variáveis do Marketing-mix: o Capítulo 7 debruça-se sobre a gestão do produto, o Capítulo 8 sobre a gestão de preço, o Capítulo 9 sobre a gestão da distribuição e o Capítulo 10 sobre a gestão de comunicação. A gestão da marca e imagem será abordada especialmente no Capítulo 11. O Capítulo 12 pretende apresentar uma ferramenta para elaboração de um plano de Marketing. Os últimos dois Capítulos tratam de aspetos particulares do Marketing, nomeadamente o Marketing social (que será abordado no Capítulo 13) e o Marketing turístico (Capítulo 14).

COORDENADORES
Paulo Ferreira – Licenciado e mestre em Economia e doutorado em Gestão na Universidade de Évora, é investigador do CEFAGE-UÉ, com várias publicações em revistas científicas internacionais. Com experiência de lecionação em diversas instituições, atualmente é docente na Escola Superior Agrária da Elvas (do Instituto Politécnico de Portalegre) e na Universidade Europeia.

Dora Agapito – Licenciada em Ciências da Comunicação, mestre em Marketing e doutorada em Turismo. É investigadora no Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics (CIEO-UALG), tem diversas publicações em revistas científicas internacionais e encontra-se atualmente a desenvolver Pós-Doutoramento na área do Comportamento do Consumidor na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É docente na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

AUTORES
Ana Renda – Doutorada em Turismo. Professora Adjunta da Escola Superior de Gestão e Hotelaria da Universidade do Algarve.

Cristina Viegas – Doutorada em Gestão. Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

José Gama – Engenheiro informático e de computadores no Instituto Superior Técnico, licenciado em Agronomia na Escola Superior Agrária de Elvas, frequenta o doutoramento em modelação e experimentação em ciência e tecnologia na Universidade de Extremadura.

Júlio da Costa Mendes – Doutorado em Gestão. Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

Maria Manuela Guerreiro – Doutorada em Gestão. Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

Nelson Matos – Doutorado em Turismo. Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Gestão e Hotelaria da Universidade do Algarve.

Nicolau Miguel Almeida – Doutorado em Gestão. Professor de Gestão e Marketing no Instituto Politécnico de Portalegre.

Pedro Quelhas Brito – Doutorado em Psicologia do Consumidor. Professor Auxiliar com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

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