APRESENTAÇÃO
Este livro, intitulado “Educação, Morte e Esperança – Exigências de Pedagogia Escolar e Social” corresponde à descrição de um estudo sobre a forma como a temática da morte surge considerada na formação escolar dos jovens.
Do ponto de vista teórico, optou-se por um quadro de análise centrado na relação entre educação e projeto antropológico, perspetivada no âmbito das metas educacionais do século XXI e na explicitação conceptual do tema da morte de modo a evidenciar as suas implicações existenciais e pedagógicas.
Do ponto de vista empírico, optou-se pelo estudo da realidade de uma comunidade educativa em concreto, tentando aferir sobre a presença da temática da morte no currículo explícito da escola, nas dinâmicas pedagógicas desenvolvidas e nas perceções dos atores, designadamente dos alunos.
Este trabalho permitiu recolher dados relevantes e em consonância com os objetivos legitimando conclusões sobre a pertinência formativa do tema da morte junto dos jovens em situação escolar num quadro de aprendizagem ao longo da vida balizado por valores de responsabilidade e de esperança.
A AUTORA
Fátima Monteiro Doutora em Ciências da Educação, Pedagogia Social, Mestre em Ciências da Educação, Administração e Planificação da Educação e licenciada em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa. Qualificada pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores nas áreas e domínios da Administração Educacional. Dama da Ordem Internacional Royal Knights of Justice, desde, 1984. Atualmente Coordena um Projeto Educação e Formação Avançada, Portugal/Angola, na Arquê – Investigação/Inovação e Consultoria, em colaboração com a Universidade Fernando Pessoa, como Professora visitante, promovendo e mediando a mobilidade académica, visando o estreitamento Institucional, do Ensino Superior Português e os Países CPLP.
Avalições
Não existem avaliações ainda.
Avaliações de clentes
Avalie!
Apenas utilizadores registados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Escreva uma avaliação