APRESENTAÇÃO
As pessoas produzem, vendem, atendem clientes, quer sejam internos ou externos, mas também participam em equipas de trabalho, tomam decisões, motivam, comunicam, lideram, fazem poder e política e introduzem mudanças vultuosas nas organizações tornando emergente o conhecimento de todos estes comportamentos e os que deles derivam num contexto organizacional.
No contexto atual de negócio, de desenvolvimento tecnológico e de mudanças sistemáticas a par da procura incessante de busca de produtividade, de qualidade e de melhoria contínua, a vantagem competitiva das empresas deriva cada vez mais das próprias pessoas que lá trabalham.
As pessoas que trabalham nas organizações, para além de as representar, conferem-lhes uma personalidade própria. A forma como se comportam, decidem, atuam, trabalham, executam as atividades ou as alteram, cuidam dos seus clientes, assumem os negócios, têm iniciativas, são criativas e inovadoras varia, amplamente, nas organizações e depende, em grande medida, da visão, da estratégia, das políticas e práticas das organizações resultando numa maior ou menor efetividade do desempenho da organização.
Este manual de estudo, agora com uma 2ª edição revista e aumentada, foi produzido com vista a criar o melhor texto que preste informação diversificada sobre o comportamento organizacional através de uma abordagem sistemática de conceitos, aplicações, práticas e investigações sobre o tema, englobando, também, o pensamento moderno sobre estas temáticas.
Pretende ser um guia de apoio ao estudante universitário recomendado para alunos de Gestão, Economia, Psicologia, Sociologia e de todos os que procurem aceder de uma forma
simples e estruturada aos diversos modelos, teorias e linhas de ação que lhes irão permitir tomar consciência da complexidade que é gerir e liderar pessoas e organizações. Pretende, igualmente, ser uma ferramenta didática que fundamente o conhecimento académico e a prática profissional com conceitos sólidos, com o objetivo de alcançar a excelência evidenciando, mais do que tudo, a decisiva importância do capital humano em plena era da informação como fator crítico de sucesso das organizações.
OS COORDENADORES
Helena de Almeida é Doutorada em Psicologia das Organizações, Professora na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Membro investigador do CIEO/Universidade do Algarve. Autora do “Manual de Gestão de Recursos Humanos—da estratégia à prática” e do “Potencial Motivador do Trabalho”.
Alejandro Orgambídez-Ramos é Doutorado em Psicologia do Trabalho e das Organizações (European Ph.D.). Professor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e na Faculdade da Educação na Universidade de Huelva (Espanha). Membro investigador do CIEO/Universidade do Algarve.
OS AUTORES
Helena de Almeida (FE/Universidade do Algarve); Alejandro Orgambídez-Ramos (FE/Universidade do Algarve); Hugo Pinto (FE/Universidade do Algarve): Fernando de Sousa (APGICO); Ilena Monteiro (ESGHT/Universidade do Algarve); Joaquim Contreiras (ESGHT/ Universidade do Algarve); Fernando Seabra (ISCAL).f
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