Serviços Empresariais

Ferramentas para empresas

Quais os pontos fortes e as limitações das pessoas na empresa? Como comunicam? São pessoas com iniciativa? O que os motiva? Estão no local certo? O contributo para o global é o mais indicado?

Como é tomada a decisão na empresa? É um processo participativo ou isolado? O sucesso é partilhado? As decisões são facilmente aceitadas ou há resistência?

Formação Avançada em Estratégia, Liderança e Tomada de Decisão

Finalidade:

Habilitar os formandos com os conhecimentos sobre:

  • A delimitação do conceito e abordagem da estratégia;
  • Conhecer a metodologia relativa ao processo de decisão estratégica e sua resultante.

Utilizar as ferramentas decisórias de interação com os estilos de decisão adotados.

Adequar o estilo de liderança ao desempenho de funções credoras de decisões nos níveis intermédio e de topo das organizações.

Destinatários:

Chefes/diretores/gestores de nível intermédio e de topo

Pessoas no desempenho de funções de níveis equivalentes aos mencionados, caracterizados pela assunção do ónus da decisão

Consultores nas áreas da gestão e da estratégia (planeamento estratégico)
Empresários

Duração:

15 horas (Configuração à medida das necessidades da empresa)

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Análise do perfil pessoal

A nível pessoal:

Uma projeção de tal forma rigorosa do comportamento individual para o contexto profissional que permite antever qual o tipo de função que melhor se enquadra ao eu perfil pessoal.

A nível organizacional:

Favorece o ajustamento da pessoa ao trabalho através do enquadramento da pessoa às funções profissionais da empresa numa perspectiva de optimização da selecção de pessoas ou de uma eventual mobilidade interna com vista a tornar o trabalho mais efectivo na empresa.

Outputs:

Apresentação de um perfil detalhado pessoal, profissional e sob-pressão sobre os pontos vigorosos e limites da pessoa, motivadores e receios básicos numa perspetiva de vantagem competitiva.
Relatório individual detalhado produzido por técnicos especializados associados ao meio universitário com vasta experiência no ambiente empresarial, suas dinâmicas e desafios.

Duração:

7 a 8 minutos

Decision making for leaders

Modelo Victor Vroom, Universidade de Yale

A nível pessoal:

Adquirir uma ferramenta que o Gestor pode utilizar diariamente, antes de reunir com os membros da equipa a fim de antever qual o melhor procedimento a adoptar na tomada de decisões para resolução de problemas da empresa, sem quaisquer custos adicionais. Adicionalmente, destina-se a incentivar o Gestor a fazer uma reflexão sobre o seu estilo de liderança no confronto com os vários factores situacionais. É útil lembrar os gestores que o feedback não pretende “programá-los” com uma abordagem particular da liderança, mas sim ajudar neste processo de autoconsciência e reflexão.

A nível organizacional:

Aprender a liderar organizações de uma forma eficaz é uma atividade de longo prazo que envolve uma autoavaliação contínua por parte dos gestores. Com a utilização deste modelo é possível, ao gestor testar, previamente às reuniões que pretende realizar com os seus colaboradores, qual a melhor abordagem ao problema a fim de
encontrar uma mais soluções para a empresa.

Em que consiste:

Numa fase inicial, análise online de 30 casos (curtos) previamente testados (recolhidos em 25 anos, pela Universidade de Yale). Numa segunda fase, formação em sala para aprendizagem da utilização de ferramentas que pode usar diariamente na qualidade de Gestor e conhecer o Modelo Making Decisions For Leaders.
Através do programa de computação avançado é apresentado um relatório individual de 12 páginas os resultados de cada gestor são apresentados que permite comparar os resultados obtidos individualmente com o seu grupo de pares (geralmente gestores do mesmo grupo da empresa) e com um outro grupo de gestores (mais de 100.000 Executivos sénior de todo o mundo), incuídos na base de dados criada ao longo de 25 anos pela Universidade de Yale).

Outputs:

O gestor da empresa sempre que tenha um problema para resolver consegue previamente testar se deve decidir sobre a melhor decisão sozinho ou envolver outras pessoas na tomada de decisão em função dos setores situacionais diversos que as empresas enfrentam na tomada de decisões, na resolução dos problemas da empresa.

Duração:

  1. Exercício online de duração aproximada de 90 minutos;
  2. Apresentação do modelo e receção do relatório (3 Horas presenciais);
  3. Apresentação do Relatório (12 páginas);
  4. Discussão dos resultados e apresentação de possíveis soluções

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